Serviços

O diagnóstico empresarial é uma atividade que a CERTA CONSULTORIA executa para empresas visando determinar quais as questões mais relevantes que possam vir impactando o funcionamento e crescimento das mesmas. Essas questões podem ser encontradas em quaisquer setores ou funções de empresas:

  • Gerenciamento administrativo/operacional
  • Vendas/Marketing
  • Produção
  • Controles Internos
  • Recursos Humanos, incluindo avaliação de desempenho, treinamento, capacitação e reorganização administrativa.

Dependendo do resultado do diagnóstico e dos objetivos das empresas, poderá ser elaborado, em conjunto com os seus gestores, o Planejamento Estratégico (PE), que é o processo que mobiliza as empresas para escolher e construir o seu futuro.

A elaboração do PE possibilita se identificar os "pontos fortes" e os "pontos fracos" da empresa e também se definir Objetivos, Metas e Estratégias que possam direcionar as atividades da empresa rumo ao futuro desejado. De acordo com Paulo de Vasconcelos Filho e Dernizo Pagnoncelli, em seu livro "Construindo estratégias para vencer" (RJ, Campus, 2001), o planejamento estratégico pode ser entendido a partir da interpretação dos seguintes conceitos:

Planejamento estratégico É o processo que mobiliza a empresa para escolher e construir o seu futuro
Missão É a razão de existir da empresa no seu negócio
Princípios São os balizamentos para o processo decisório e o comportamento da empresa no cumprimento da sua missão
Análise do ambiente É um conjunto de técnicas que permitem identificar e monitorar permanentemente as variáveis competitivas que afetam a performance da empresa
Visão É a explicitação do que se visualiza para empresa
Objetivos São resultados que a empresa precisa alcançar em prazo determinado para concretizar sua visão sendo competitiva no ambiente atual e futuro
Estratégia competitiva É o que a empresa decide fazer e não fazer considerando o ambiente, para concretizar a visão e atingir os objetivos, respeitando os princípios, visando cumprir a sua missão

No Planejamento de Marketing/Vendas, que poderá ser feito como um desdobramento do PE, ou isoladamente, se examinam as questões ligadas a importantíssima função das estratégias de marketing e vendas, como a verificação da política de preços, da distribuição espacial de representantes e/ou vendedores, revisão da área de atuação e logística da empresa, inclusive exportação de produtos e/ou importação de matérias-primas e insumos ou produtos para comercialização no mercado interno, de maneira que se obtenha melhores resultados.

O trabalho de Planejamento Financeiro objetiva identificar o tipo de relacionamento da empresa com os bancos e as condições em que as negociações se realizam, os tipos de linhas de crédito disponibilizadas para a empresa, os custos financeiros envolvidos nas respectivas operações e, se for o caso, orientação para a renegociação de dívidas, alongamento de passivos e financiamentos e obtenção de melhores condições de financiamentos para aquisição de máquinas e equipamentos visando a modernização e/ou ampliação da capacidade de produção e comercialização da empresa.

O Planejamento Sucessório faz parte do diagnóstico e poderá ser um trabalho realizado de forma isolada, dependendo do interesse e desejo do(s) controlador(es) da empresa. É um trabalho especial que poderá envolver a avaliação patrimonial, inclusive das pessoas físicas envolvidas e poderá garantir a continuidade da empresa no futuro. Esse trabalho pode incluir cursos de capacitação para jovens candidatos a sucessores.

Este trabalho é realizado com muita dedicação e transparência para o cliente, pois uma decisão de investimento precisa ser tecnicamente bem fundamentada e adequar-se efetivamente ao seu perfil de risco e capacidade de gestão e é composto das seguintes etapas:

  • 1. Compreender a necessidade de cliente;
  • 2. Encontrar as alternativas mais adequadas para o tipo de investimento desejado;
  • 3. Apresentar ao cliente as possibilidades e indicadores dos retornos financeiros e riscos associados a cada uma das alternativas;
  • 4. Selecionar, junto com o cliente, a melhor alternativa, considerando os riscos, capacidade de investimentos com recursos próprios e/ou capacidade de pagamento no caso de contratação de financiamentos junto a instituições financeiras.
  • 5. Havendo a decisão de captação de recursos junto a instituições financeiras, elabora-se o(s) Projeto(s) técnico(s) econômico (s) e financeiro(s), de acordo com as normas bancárias de cada linha de crédito das respectivas instituições financeiras, sempre com transparência para o cliente.

Realizamos esse tipo de serviço para todos os segmentos empresariais, ou seja, para os ramos de negócios: agropecuário, agroindustrial, indústrias urbanas, comércio e serviços.

No caso de empreendimentos novos, também elaboramos estudos de mercado e os respectivos planos de negócios para qualquer segmento empresarial.

O trabalho pode ser complementado com captação de Incentivos Fiscais (ICMS e IRPJ), às Empresas que se enquadrem na legislação própria, tanto federal quanto estadual ou municipal.

O trabalho de avaliação empresarial poderá ter relação com planejamento sucessório ou mesmo contribuir para um processo de venda ou compra de participação societária e, ainda, subsidiar um processo de fusão, conforme possa ser o desejo do cliente.

Trabalho desenvolvido com a participação de experientes profissionais parceiros, visando sempre atender plenamente as necessidades dos clientes.

Elaboração de laudo judicial e extrajudicial e parecer econômico e financeiro, envolvendo processos judiciais, cálculos financeiros trabalhistas e de empréstimos, análise de desequilíbrio contratual.