Planejamento

Planejamento financeiro é o processo de formulação de estratégias para auxiliar os clientes a gerenciarem seus assuntos financeiros para atingirem seus objetivos de vida. O processo de planejamento financeiro envolve a análise de todos os aspectos relevantes da situação do cliente em uma ampla gama de atividades, incluindo inter-relações entre objetivos muitas vezes conflitantes.

As Capacidades do Planejador Financeiro determinadas pelo FPSB – Financial Planning Standards Board (representando no Brasil pelo IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros) definem o conjunto completo de competências requeridas de um profissional de planejamento financeiro.

QUADRO DE CAPACIDADES DO PLANEJADOR FINANCEIRO

Cada Capacidade do Planejador Financeiro descreve uma tarefa que o profissional de planejamento financeiro certificado executa ao prestar serviços dessa especialidade a um cliente. Cada Capacidade estará sempre alocada verticalmente às seguintes funções do planejamento financeiro: COLETA, ANÁLISE e SÍNTESE e, horizontalmente, a um dos seis componentes de planejamento financeiro, que são: GESTÃO FINANCEIRA, GESTÃO DE ATIVOS, GESTÃO DE RISCO, PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, PLANEJAMENTO DE APOSENTADORIA e PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO.

COLETA, ANÁLISE E SÍNTESE são consideradas competências essenciais do Planejador Financeiro.

Para a Coleta, o Planejador Financeiro deve colher informações quantitativas e qualitativas necessárias para elaborar um plano financeiro. A coleta vai além de uma simples reunião de informações, incluindo também a identificação de fatos relacionados e a ordenação das informações fornecidas pelo cliente, as quais deverão ser devidamente analisadas.

Durante a Análise, o profissional de planejamento financeiro identifica e considera problemas, faz análise financeira e avalia as informações resultantes para poder formular estratégias para o cliente.

Durante a Síntese, o planejador financeiro sintetiza as informações para formular e avaliar estratégias para criar um plano financeiro e submetê-lo ao cliente.

PRÁTICAS FUNDAMENTAIS DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

As Práticas Fundamentais de Planejamento Financeiro representam as competências que se relacionam com a capacidade do profissional de planejamento financeiro certificado de:

- Integrar as diversas competências essenciais do planejamento financeiro e seus respectivos componentes;
- Entender e dominar as inter-relações entre as diversas Capacidades do Planejador Financeiro de executar cada uma das suas funções.

COMPONENTES DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

As Capacidades do Planejador Financeiro são classificadas em 6 (seis) componentes de planejamento financeiro:

  1. Gestão Financeira
  2. Gestão de Ativos
  3. Gestão de Risco
  4. Planejamento Tributário
  5. Planejamento de Aposentadoria
  6. Planejamento Sucessório.

O profissional de planejamento financeiro não avalia isoladamente as necessidades de impostos, gestão de ativos ou aposentadoria ao fornecer planejamento financeiro a um cliente. Da mesma forma, o profissional de planejamento financeiro incorpora pelo menos uma das capacidades do Planejador Financeiro de uma determinada função de planejamento financeiro (por exemplo, COLETA) ou componente do planejamento financeiro (por exemplo, Gerenciamento de Risco) ao trabalhar com uma Função ou área relacionadas, porém separadas, da situação financeira do cliente.